ESTATÍSTICA DE NOSSO BLOGGER

Translate

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

NATAL " PEQUENOS GESTOS DE AMOR"

  A todos amigos e seguidores do Blog. Amigos Católicos do Brasil.

Desejo um abençoado Natal com Paz, Saúde e muito amor. 

Aos irmãos que perderam seus entes queridos desejo força e confiança em Deus.

Que haja Paz no mundo, mais amor e fim da Pandemia.


 "São Mateus, 2"

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/2/

"Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém.*""Perguntaram eles: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.*  A essa notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo.* Disseram-lhe: “Em Belém, na Judeia, porque assim foi escrito pelo profeta:"

"E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo” (Mq 5,1). .Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse: “Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo”.

Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.

Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe.

Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.

 Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho. Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em so­nhos a José e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”.

José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito."

 Comemoração do Natal são pequenos gestos de amor que recebemos todo ano e não importamos no quanto é importante analisarmos alguns detalhes das escrituras sobre o Natal:

 Nome dos Reis Magos: 

Melquior  - Vindo da Caldéia UR seu nome significa “meu Rei é Luz”. Melquior oferece ouro.

O ouro oferecido demonstra que mesmo na perseguição e fragilidade, Jesus é um verdadeiro Rei. 

Gaspar-  Vindo do mar Cáspio. Seu nome significa “ aquele que vai confirmar”.

Gaspar oferece insenso.

O insenso era oferecido somente para as divindades.

 Baltazar – Vindo do Golgo Pérsico, seu nome significa Deus manifesta o Rei.

Baltazar oferece mirra.

 Mirra que Gaspar oferece significa que Jesus é Rei e verdadeiramente humano, apesar da divindade irá passar pela experiência da morte. ( mirra naquela época a erva que preparava os corpos para o sepultamento) Baltazar enxerga sua humanidade a grandeza do amor de Deus, que envia seu filho para assumir e viver como humano.

Os Reis Magos representam os povos e Raças de todo mundo.

Gestos de Amor e humildade:

1 -Jesus nasce numa mangedora

O presépio onde Jesus nasce, é uma estrebaria local onde os animais ficam.  Demonstrando a humildade, Deus envia seu único filho num local simples. Um Rei demonstrando a humildade.

 Apesar de Herodes ter demonstrado sua autoridade como Rei, ao enviar os Reis Magos.

2- Deus orienta os Reis Magos  enviando  uma estrela do Oriente até a chegarem ao local do nascimento de Jesus.

Deus nos orienta   em todos os momentos, mesmo quando pensamos que estamos perdidos.

 A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.

3- Deus é  alegria é conforto, e nos enche de alegria quando confiamos na sua providência.

Agradeçamos a Deus pelo dom da vida. mesmo nos momentos de sofrimento, doenças, angústias . Deus nos ampara e fortalece. Amém 



quinta-feira, 3 de junho de 2021

CORPUS CHRIST

Hoje feriado Corpus Christ, a Católica comemora o Corpo e sangue de Cristo presente na Hóstia. Estamos num período de Pandemia COVID 19. Certamente não haverá procisão em algumas Paróquias. Os tapetes de sal que são elaborados por fiéis, são lindos. Também não sei se esse ano haverá exposição de tapetes.

Oremos para que essa Pandemia acabe, nesse momento quantas pessoas choram a perda de seus entes queridos? Quantos estão hospitalizados?

 Com certeza se todos orarem ao nosso  Pai que está no céu, Ele  ouvirá. Eu creio.

__________________________________________

A oração Alma de Cristo é uma oração de santificação e salvação. É uma oração direcionada á Jesus, pedindo proteção. Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Dentro de Vossas chagas, escondei-me.

A oração Alma de Cristo é uma oração que fazemos após comunhão. Na catequese há 50 anos atrás os Catequisando faziam essa oração. Essa oração foi inspirada  e Santo Inácio de Loyola escreveu. 

_____________________________________________________

No ano de 2018 a arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro fez publicação Catequese Formação sobre Corpus Christ:

 O Corpus Christi é celebrado às quintas-feiras após a Festa da Santíssima Trindade. Em Orvieto, onde foi estabelecida, e em Roma, onde é presidida pelo Papa, a celebração acontece na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade.

 Em Roma, a celebração começa na Catedral de São João de Latrão, e depois termina com a tradicional procissão até a Basílica de Santa Maria Maior; o Santo Padre preside como bispo de Roma. Na mesma data é celebrado nos países onde a solenidade é também um feriado civil, como na Suíça, na Espanha, na Alemanha, Irlanda, Croácia, Polônia, Portugal, Brasil, Áustria e San Marino.

Continue Lendo.........



Imagens editadas por: Silvania Maria
( Em celulares a publicação tem melhor visualização com celular na posição paisagem-virado)





quinta-feira, 6 de maio de 2021

ORAÇÃO PELAS ALMAS - LIBRAS

 

(Direito autoral da Redação A12- Santuário Nacional)


Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso,
nós Vos pedimos por todos os falecidos que chamastes deste mundo.

Dai-lhes a felicidade, a luz e a paz.
Que nossos entes queridos, tendo passado pela morte,
participem do convívio de Vossos santos na luz eterna.

Que sua almas nada sofram, e sejam dignos de serem ressuscitados
com os Vossos santos, no dia da ressurreição e da recompensa.

Perdoai-lhes os pecados para que alcancem junto a Vós
a vida imortal no reino eterno.

Amém!



domingo, 4 de abril de 2021

JESUS RESSUSCITOU - ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA

 LUCAS 24-53

 "Alguns dos nossos foram ao sepulcro e acharam-no assim como as mulheres tinham dito, mas a ele mesmo não viram”. Jesus lhes disse: “Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas! .Porventura não era necessário que Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na sua glória?”. E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes o que

dele se achava dito em todas as Escrituras. .Aproximaram-se da aldeia para onde iam e ele fez como se quisesse passar adiante.Mas eles forçaram-no a parar: “Fica conosco, já é tarde e já declina o dia”. Entrou então com eles. 30.Aconteceu que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho.Então, se lhes abriram os olhos e o reconheceram... mas ele desapareceu.Diziam então um para o outro: “Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?”. Levantaram-se na mesma hora e voltaram a Jerusalém. Aí acharam reunidos os Onze e os que com eles estavam. Todos diziam: “O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão”. Eles, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão. (= Jo 20,19-23) .Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: “A paz esteja convosco!”. Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito. Mas ele lhes disse: “Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas nos vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho”. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria, perguntou: “Tendes aqui alguma coisa para comer?”. Então, ofereceram-lhe um pedaço de peixe assado..Ele tomou e comeu à vista deles. Depois lhes disse: “Isto é o que vos dizia quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos.”* Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras, dizendo: “Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de tudo isso. Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.

Depois os levou para Betânia e, levantando as mãos, os abençoou. Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu. Depois de o terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande júbilo. 

E permaneciam no templo, louvando e bendizendo a Deus."

São Lucas, 24 - Bíblia Católica Online

JESUS RESSUSCITOU - ELE VIVE. ALELUIA.ALELUIA.ALELUIA


LUCAS 24-53

 "Alguns dos nossos foram ao sepulcro e acharam-no assim como as mulheres tinham dito, mas a ele mesmo não viram”. Jesus lhes disse: “Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas! .Porventura não era necessário que Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na sua glória?”. E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes o que

dele se achava dito em todas as Escrituras. .Aproximaram-se da aldeia para onde iam e ele fez como se quisesse passar adiante.Mas eles forçaram-no a parar: “Fica conosco, já é tarde e já declina o dia”. Entrou então com eles. 30.Aconteceu que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho.Então, se lhes abriram os olhos e o reconheceram... mas ele desapareceu.Diziam então um para o outro: “Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?”. Levantaram-se na mesma hora e voltaram a Jerusalém. Aí acharam reunidos os Onze e os que com eles estavam. Todos diziam: “O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão”. Eles, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão. (= Jo 20,19-23) .Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: “A paz esteja convosco!”. Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito. Mas ele lhes disse: “Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas nos vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho”. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria, perguntou: “Tendes aqui alguma coisa para comer?”. Então, ofereceram-lhe um pedaço de peixe assado..Ele tomou e comeu à vista deles. Depois lhes disse: “Isto é o que vos dizia quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos.”* Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras, dizendo: “Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de tudo isso. Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.

Depois os levou para Betânia e, levantando as mãos, os abençoou. Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu. Depois de o terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande júbilo. 

E permaneciam no templo, louvando e bendizendo a Deus."

São Lucas, 24 - Bíblia Católica Online

quinta-feira, 25 de março de 2021

Quaresma momento propício para conversão, oração, reflexão e penitência.

 


Bom dia amigos.

Quanto tempo sem postar uma mensagem. Na certeza da compreensão de todos. Em 2020 fiz cirurgia mão direita Síndrome do Túnel de carpo. A recuperação é bem lenta. Hoje graças a Deus estou bem melhor. Sem sequelas. 

Com a Pandemia Covid 19, muitas pessoas estão em suas casas  de olho nas notícias. 

E quando saem com segurança e prevenção (usando máscaras).  

Estamos no período quaresmal. algumas pessoas ficam em oração, algumas jejuam, outras vão para retiros Mas devido a Pandemia  a maioria está em suas residências. Mas nem todos que são Católicos  param alguns minutos para observar quão importante esse período Jesus ficou 40 dias no deserto, sendo tentado pelo diabo. 

Para nós: Qual nosso deserto? Quais as tentações que nos aflige? Então aproveite esse tempo libertação de maus costumes, de vícios,  afastamento dos pecadinhos, etc...

Momento propício para: conversão, oração, reflexão, observação de suas atitudes para com o próximo, fazer penitências etc...

Podemos dizer que esse ano está sendo diferente, porque a cada dia morrem mais pessoas contaminadas p/ Covid 19. Confissão nem sempre é possível. A penitência ainda podemos fazer. Mas amigos católicos do Brasil e amigos de outras denominações cristãs também. Oremos para fim da pandemia e pelos que foram chamados para casa do Pai. 

 Momento de lembrar dos 5 mandamentos da Igreja:

 1 - Ouvir a missa inteira nos domingos e festas de guardas.

·         2 - Confessar-se ao menos uma vez cada ano.

·         3 - Comungar ao menos uma vez pela Páscoa da ressurreição.

·         4 - Jejuar e abster-se de carne, quando manda a Santa madre Igreja e fazer penitência em todas as sextas-feiras.

·         4 - Pagar dízimo segundo o costume.

 

O lema da campanha é “Cristo é a nossa paz: do que era divididofez uma unidade”, e foi extraído da carta de São Paulo aos Efésios, 2:14.

             Pode ser que alguns conservadores não compreendam ou não querem compreender o que é Ecumenismo. Aceitar a religião, o modo de ser as diferenças das pessoas é Divino. Se somos seguidores de Jesus, então devemos agir como ele. Que no seu percurso público junto as pessoas não excluiu ninguém.

           Esse tema parece simples e sem importância, mas na realidade dentro das Igrejas, Paróquias, Encontros, Capelas existe muita diferença e preconceito.

Já tive oportunidade infelizmente de pessoas me dizerem:

"Saí da Igreja por causa de fulano(a)", "Me afastei porque não fui compreendido(a)", " Estou em outra religião porque me aborreci com fulano(a)". etc....

              E quem disse que é só isso? Encontramos pessoas da coordenação, agentes pastorais, até pessoas que deveriam abençoar, fazendo o contrário, excluindo. 

              Pois é na realidade todos são iguais filhos do mesmo Criador. Muitos ofendidos se calam, choram desanimam, ficam perdidos. Mas não é assim devemos ser fortes e combater essas trevas do preconceito religioso, sexual e por aí vai todos demônios da intolerância.

               Graças a Deus tive oportunidade de encontrar pessoas virtuosas no meu caminho, verdadeiros seguidores de Cristo, no exemplo, dedicação, entrega e trabalho pastoral.

                Nesse momento das trevas da intolerância; o verdadeiro amigo é aquele que ouve, fica junto e compreende. A empatia está presente nos momentos de angústia, incompreensão.

 EFÉSIOS 2,14-19


 "Porque é ele a nossa paz, ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava, abolindo na própria carne a Lei, os preceitos e as prescrições. Desse modo, ele queria fazer em si mesmo dos dois povos uma única humanidade nova pelo restabelecimento da paz, e reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela a inimizade. Veio para anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz também àqueles que estavam perto; porquanto é por ele que ambos temos acesso junto ao Pai num mesmo espírito.  Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,*"

Efésios, 2 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: 
https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/efesios/2/