ESTATÍSTICA DE NOSSO BLOGGER

Translate

PopAds

PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Alimentos mais citados na Bíblia.

Olá  amigos. Tudo bem?
Justifico minha ausência do blogger, fiz uma cirurgia na mão, síndrome do túnel de carpo. Estou recuperado os movimentos dos dedos. Sem condições de fazer fisioterapia, porque os hospitais infelizmente só estão atendendo os casos críticos do COVID 19.
Também estou em quarentena, aproveitando para orar e atualizar o conhecimento. Nunca pensei que um dia as Igrejas iriam ficar fechadas , não só a Igreja Católica, mas as outras denominações Cristã que também oram a Deus.
Hoje publico uma pesquisa sobre alimentos mais citados na Bíblia.
Publiquei somente alguns versículos. Todos versículos estão com link pesquisado. Separei 7 alimentos mais citados.
Vale apena fazer uma reflexão nesse período quarentena, sobre a nossa alimentação. Desde o azeite ao fermento. 
No antigo Testamento o Azeite era usado pelos Sacerdotes como uma consagração a Deus.
Já o fermento era usado na massa com trigo na fabricação de pães e bolos.  O fermento também estava relacionado a Cultura  Judaica de aspecto religioso, A lei Mosaica  no período da Páscoa  proibia o uso do fermento. Os Judeus comiam pão sem fermento.
O Fermento na Bíblia no sentido figurado refere-se a corrupção, segundo o ensino rabínico na época enxergava o fermento como mal e a corrupção humana  por isso muitas vezes se refere ao pecado.
Na oração do Pai nosso Jesus nos ensina a agradecer o pão nosso de cada dia, como alimento essencial do ser humano.No sentido figurado  Jesus em Mateus 13,33 fala do fermento num sentido positivo.

Alimentos mais citados na Bíblia

1 - AZEITE
2- PÃO
3 - TRIGO
4 – PEIXE
5- LEITE
6 - MEL
7- VINHO
8- FERMENTO


1 - AZEITE   183 ocorrências

e o que sobejar do azeite que está na mão do sacerdote porá sobre a cabeça do que tem de purificar-se, para fazer expiação por ele perante o SENHOR.

E o sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o azeite da unção e que for sagrado para vestir as vestes, não descobrirá a cabeça nem rasgará as suas vestes.

Também fez o azeite santo da unção e o incenso aromático, puro, de obra de perfumista.
o castiçal puro com suas lâmpadas, as lâmpadas da ordenança, e todos os seus utensílios, e o azeite para a luminária;

  
2 - PÃO  ( 346 ocorrências ) -  Cito sòmente ( Jõao 6,30-34 )

Perguntaram eles: “Que milagre fazes tu, para que o vejamos e creiamos em ti? Qual é a tua obra?* Nossos pais comeram o maná no deserto, segundo o que está escrito: Deu-lhes de comer o pão vindo do céu” (Sl 77,24).Jesus respondeu-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu; porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo”. Disseram-lhe: “Senhor, dá-nos sempre deste pão!”.Jesus replicou: “Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede."

São João, 6 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-joao/6/

3 - TRIGO              Cito somente  ( Mt. 12,1-9 )          171 ocorrências

"1.Atravessava Jesus os campos de trigo num dia de sábado. Seus discípulos, tendo fome, começaram a arrancar as espigas para comê-las.Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Eis que teus discípulos fazem o que é proibido no dia de sábado”..Jesus respondeu-lhes: “Não lestes o que fez Davi num dia em que teve fome, ele e seus companheiros, como entrou na casa de Deus e comeu os pães da proposição? Ora, nem a ele nem àqueles que o acompa­nhavam era permitido comer esses pães reservados só aos sacerdotes.* Não lestes na Lei que, nos dias de sábado, os sacerdotes transgridem no templo o descanso do sábado e não se tornam culpados? Ora, eu vos declaro que aqui está quem é maior que o templo .Se compreendêsseis o sentido destas palavras: Quero a misericórdia e não o sacrifício... não condenaríeis os inocentes.*  Porque o Filho do Homem é senhor também do sábado”. Partindo dali, Jesus entrou na sinagoga."

São Mateus, 12 - Bíblia Católica Online
Leia mais

  
 4 - PEIXES  ( São Lucas 9, 16-17 ) 24 ocorrências /Citadas somente algumas

"Então, Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e deu-os a seus discípulos, para que os servissem ao povo.E todos comeram e ficaram fartos. Do que sobrou recolheram ainda doze cestos de pedaços.* (=Mt 16,13-23 = Mc 8,27-33)"
São Lucas, 9 - Bíblia Católica Online
Leia mais em: 
https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-lucas/9/


E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?

pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

E levantaram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe.

Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito;

E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?

Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel.

5 – LEITE    54 ocorrências  Citadas somente algumas 


Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.

Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.

Desejai afectuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;

E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e dos outeiros manará leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte da Casa do SENHOR e regará o vale de Sitim.

Com leite vos criei, e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis;

6 - MEL    24 ocorrências  Citadas somente algumas


Favo de mel  ( Provérbios 16, 16-24 )
"Adquirir a sabedoria vale mais que o ouro; antes adquirir a inteligência que a prata.O caminho dos corretos consiste em evitar o mal; o que vigia seu procedimento conserva sua vida..A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda.Mais vale ser modesto com os humildes que repartir o despojo com os soberbos. Quem ouve a palavra com atenção encontra a felicidade; ditoso quem confia no Senhor.* Inteligente é o que possui o coração sábio; a doçura da linguagem aumenta o saber. A inteligência é fonte de vida para quem a possui; o castigo dos insensatos é a loucura. 23.O coração do sábio torna sua boca instruída, e acrescenta-lhes aos lábios o saber.As palavras agradáveis são como um favo de mel: doçura para a alma e saúde para os ossos."

"Não deis ouvidos ao rei Ezequias! Eis o que vos diz o rei da Assíria: ‘Fazei a paz comigo. Rendei-vos e cada um de vós poderá comer os frutos de sua vinha e de sua figueira e beber a água do seu poço, até que eu venha e vos leve para uma terra semelhante à vossa, terra fértil em trigo e em vinho, terra de pão e de vinhas, terra de olivais, de óleo e de mel. Assim salvareis a vossa vida, sem temor de morrer’. Não deis ouvidos a Ezequias, pois ele vos engana quando vos diz que o Senhor vos livrará!"
II Reis, 18 - Bíblia Católica Online
Leia mais em: 
https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/ii-reis/18/

"Logo que essa ordem foi promulgada, os israe­litas multiplicaram suas oferendas das primícias de trigo, do mosto, do azeite, do mel e de todos os produtos do campo, com uma abundância de dízimos de toda a sorte. "
II Crônicas, 31 - Bíblia Católica Online
Leia mais em: 
https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/ii-cronicas/31/


7 - VINHO  241 ocorrência em 3 versões

Traze-me no tempo certo as primícias das ofertas de tuas colheitas; de cereais, de vinho e de azeite. Consagra a mim o primogênito de teus filhos.

Diante do SENHOR teu Deus, no local que Ele houver escolhido para aí fazer habitar o seu Nome, comerás o dízimo do teu cereal, do trigo, do vinho novo e do melhor azeite, e a primeira cria de todos os teus rebanhos, a fim de que aprendas continuamente a amar reverentemente a Yahweh, o teu Deus.

Devolvei-lhes, pois, hoje mesmo suas terras, campos, vinhas, oliveiras e todas as suas propriedades, bem como todo o valor em juros que cobrastes deles; a centésima parte do dinheiro, do trigo, do vinho e do azeite!”

Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho.


Fizeste ver ao teu povo duras coisas; fizeste-nos beber o vinho da perturbação.


8-  FERMENTO  61 ocorrências

Estavam encarregados do pão consagrado, da farinha para as ofertas de cereal, dos bolos sem fermento, de assar o pão e misturar a massa, e de todos os pesos e medidas.
Tudo em conformidade com o ritual cotidiano dos sacrifícios, segundo as orientações de Moisés quanto ao shabbãth, os sábados, as neomênias – as luas novas – e as três grandes solenidades anuais: a festa dos Ázimos, os pães sem fermento; a festa das Semanas, chamada de Tabernáculos, e a festa das Tendas ou Cabanas.

Assim, uma grande multidão ajuntou-se em Jerusalém no segundo mês, para celebrar a festa dos Ázimos, os pães sem fermento.

Os israelitas que estavam em Jerusalém celebraram a festa dos pães sem fermento por sete dias com grande júbilo; e os levitas e os sacerdotes louvaram a Yahweh, o SENHOR, todos os dias com instrumentos de som de grande ressonância e estridência, cantado a plenos pulmões ao SENHOR.

Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus?

Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus.

E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.

Restavam somente dois dias para a Páscoa e para a festa dos pães sem fermento. Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei buscavam um meio de surpreender Jesus em qualquer erro e assim poder condená-lo à morte.

E, no primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando tradicionalmente se sacrificava o cordeiro pascal, os discípulos de Jesus o consultaram: “Onde desejas que vamos e façamos os preparativos para ceares a Páscoa?”

AJUNTANDO-SE entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

                                                     O AZEITE

A origem da oliveira, na sua forma primitiva, remonta à Era Terciária, anterior portanto ao aparecimento do homem, e se situa na Ásia Menor, provavelmente na Síria ou na Palestina, regiões onde foram descobertos vestígios de instalações de produção de azeite e fragmentos de vasos datados do começo da Idade do Bronze.
Continue lendo......



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.