SACRAMENTO DA CONFISSÃO
A confissão, reconciliação, sacramento da penitência ou sacramento do perdão é um sacramento que envolve o perdão de pecados perante um padre (presbítero) ou bispo que neste momento atua em nome de Cristo, e o recebimento do perdão divino das faltas confessadas e de uma penitência (reparação de danos causados pelo pecado). É praticado na Igreja Católica, na Igreja Ortodoxa e em algumas comunidades religiosas da Igreja Anglicana. A Igreja Católica pune automaticamente com excomunhão qualquer sacerdote que revelar o que lhe foi dito em confissão, visto que é de foro íntimo e totalmente secreto.
*****************************************************
Silvania Maria
Minha opinião
sobre
confissão.
|
Nós Católicos Apostólicos
Romano, costumamos confessar 2 vezes no ano : Quaresma e Próximo ao Natal. comemoração do nascimento de Jesus.
Mas muitos não sabem que podemos confessar qualquer época do ano. O cristão sente necessidade de aliviar o coração falar de suas angústias, medos e muitas vezes mal estar por sentir-se pecador.
O Sacerdote, presbítero ou bispo é a pessoa ideal para ouvir nossos problemas.
As pessoas confundem também o Sacramento da Confissão como uma ação que só os Católicos que recebem a Eucaristia tem o direito de confessar. Pessoas solteiras, casadas, noivas, namorados também podem se confessar. O importante é buscar conselhos, orientação etc. Muitos namorados procuram os Sacerdotes para confissão, eu acho que é um caminho de muita iluminação espiritual quando o casal leva o pensamento a Deus, reconhecendo ser um pecador.
Qualquer pessoa pode dirigir-se à uma Igreja Católica conversar com Sacerdote e abrir seu coração.
Quem recebe a Eucaristia tem mais necessidade de receber as bençãos dos céus.
A confissão prá mim é uma dose dupla da Comunhão funciona assim:
Coração limpo, aliviado (confissão) + e medicação para cura ( Eucaristia ) = Santificação - conversão.
Na oração que o sacerdote faz após a confissão desce dos céus um bálsamo tão puro e iluminado que somente quem alivia seu coração naquele momento sente a grandeza do confissão.
Bem o pouco que leio do Catecismo da Igreja Católica entendo dessa maneira.
Após a confissão participar da Santa Missa e comungar e buscar a conversão de suas atitudes negativas.
********************************************************************************
IMPORTANTE:
APÓS COMUNGAR IR PARA SUA RESIDÊNCIA, CONTINUAR EM ORAÇÃO EVITAR FALAR PALAVRÕES, XINGAMENTOS, NÃO FAZER COMENTÁRIOS DA VIDA DE OUTRAS PESSOAS - SE COMENTAR A VIDA DE ALGUÉM QUE SEJA PARA EDIFICAR ACONSELHAR LEVAR UMA CONDUTA CRISTÃ, NÃO HUMILHAR, DIFAMAR ETC.
RESUMÃO: EVITAR PECAR NOVAMENTE SEGUIR O CAMINHO DO SENHOR COM LEITURA DIÁRIA DA PALAVRA DE DEUS.
Indulgência Plenária O que é?
O Catecismo da Igreja Católica esclarece sobre as Indulgências que podem ser alcançadas:
§1479 – Uma vez que os fiéis defuntos em vias de purificação também são membros da mesma comunhão dos santos, podemos ajudá-los obtendo para eles indulgências, para libertação das penas temporais devidas por seus pecados.
§1498 – Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório, a remissão das penas temporais, seqüelas dos pecados.
§1032 A Igreja recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos… “Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer nossas orações por eles.” (S. João Crisóstomo, Hom. In 1Cor 41,5)
§1471 A doutrina e a prática das indulgências na Igreja estão estreitamente ligadas aos efeitos do Sacramento da Penitência.
“Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos” (Paulo VI, Const. Apost., Indulgentiarum doctrina, 2)
“Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos” (Paulo VI, Const. Apost., Indulgentiarum doctrina, 2)
“A indulgência é parcial ou plenária, conforme libera parcial ou totalmente da pena devida pelos pecados (Indulgentiarum Doctrina,2 ). Todos os fiéis podem adquirir indulgências (…) para si mesmos ou para aplicá-las aos defuntos” (CDC, cân 994).
§1472 – As penas do pecado. Para compreender esta doutrina e esta prática da Igreja, é preciso admitir que o pecado tem dupla conseqüência. O pecado grave priva-nos da comunhão com Deus e, consequentemente, nos torna incapazes da vida eterna; esta privação se chama pena eterna do pecado. Por outro lado, mesmo o pecado venial, acarreta um apego prejudicial às criaturas que exige purificação, quer aqui na terra quer depois da morte, no estado chamado purgatório. Esta “purificação” liberta da chamada “pena temporal” do pecado.
Condições para a Indulgência plenária (uma vez ao dia):
1 – Confessar-se e rejeitar todo pecado (uma Confissão para várias Indulgencias)
2 Participar da Missa e Comungar com o desejo de receber a Indulgência (uma Missa e Comunhão para cada indulgência).
3 – Rezar pelo Papa ao menos: um Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
4 Escolher uma das atividades:
– Via Sacra na igreja diante dos quadros, ou
– Reza do Terço em família diante de um oratório, ou
– Adoração do Santíssimo diante do Sacrário, por meia hora, ou
– Leitura meditada da Sagrada Escritura por meia hora.
– Reza do Terço em família diante de um oratório, ou
– Adoração do Santíssimo diante do Sacrário, por meia hora, ou
– Leitura meditada da Sagrada Escritura por meia hora.
Ano Mariano no Brasil:
Papa Francisco concede indulgência plenária aos fiéis.
APARECIDA, 13 Dez. 16 / 12:00 pm (ACI).- Por ocasião do Ano Nacional Mariano, em comemoração pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, o Papa Francisco autorizou a concessão de indulgência plenária aos fiéis, conforme indicações apresentadas pela Penitenciária Apostólica.
VOCÊ JÁ SE CONFESSOU?
NÃO?
ESTÁ ESPERANDO O QUÊ CORRE PRA BENÇÃO IRMÃO VÁ CORRENDO RECEBER TUA CHUVA DE BENÇÃOS.
TODO MÊS DE OUTUBRO É SAGRADO 300 ANOS DA APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA E FÁTIMA 100 ANOS CORRE NÃO PERDE TUA BENÇÃO. FICA COM DEUS.