ESTATÍSTICA DE NOSSO BLOGGER

Translate

quinta-feira, 30 de maio de 2013

COMUNHÃO NA BOCA, DE JOELHOS E DAS MÃOS DO SACERDOTE.

CATECISMO ROMANO

COMUNHÃO NA BOCA, DE JOELHOS E DAS MÃOS DO SACERDOTE.

"Devemos, pois, ensinar que só aos sacerdotes foi dado poder de consagrar a Sagrada Eucaristia, e de distribuí-la aos fiéis cristãos. Sempre foi praxe da Igreja que o povo fiel recebesse o Sacramento pelas mãos dos sacerdotes, e os sacerdotes comungassem por si próprios, ao celebrarem os Sagrados Mistérios. Assim o definiu o Santo Concílio de Trento; e determinou que esse costume devia ser religiosamente conservado, por causa de sua origem apostólica, e porque também Cristo Nosso Senhor nos deu o exemplo, quando consagrou Seu Corpo Santíssimo, e por Suas próprias mãos O distribuiu aos Apóstolos.De mais a mais, com o intuito de salvaguardar, sob todos os aspectos, a dignidade de tão augusto Sacramento, não se deu unicamente aos sacerdotes o poder de administrá-lo: como também se proibiu, por uma lei da Igreja, que, salvo grave necessidade ninguém sem Ordens Sacras ousasse tomar nas mãos ou tocar vasos sagrados, panos de linho, e outros objetos necessários à confecção da Eucaristia.
Destas determinações podem todos, os próprios sacerdotes e os demais fiéis, inferirquão virtuosos e tementes a Deus devem ser aqueles que se dispõem a consagrar, a ministrar, ou a receber a Sagrada Eucaristia".CONTINUEM LENDO ESSA REPORTAGEM.

SANTO TOMÁS DE AQUINO
"Pertence ao sacerdote distribuir o Corpo de Cristo por três motivos.
Primeiro, porque é ele que consagra na pessoa de Cristo. Assim como Cristo consagrou o seu corpo na Ceia, assim também distribuiu-o aos discípulos. Por isso, assim como pertence ao sacerdote consagrar o Corpo de Cristo, assim também o de distribuí-lo.
Segundo, porque o sacerdote se constitui intermediário entre Deus e o povo. Portanto, como lhe pertence apresentar a Deus as oferendas do povo, assim também lhe pertence distribuir ao povo os dons divinamente santificados.
Terceiro, porque por respeito à Eucaristia, nada a deve tocar que não esteja consagrado. Por isso, consagram-se os corporais, os cálices, igualmente as mãos do sacerdote para tocarem este sacramento. Não é lícito, pois, a ninguém mais tocá-lo, a não ser em caso de necessidade, por exemplo se cair no chão ou em outro caso semelhante"
(Suma Teológica, III, q.82, a.III).LEIA MAIS...


Mito 13:
"É errado comungar na boca e de joelhos"
Não é.
A norma tradicional para receber o Corpo de Nosso Senhor, mantida como a única forma lícita por muito séculos, é que se receba diretamente na boca e estando de joelhos, como sinal de reverência e adoração.

Após o Concílio Vaticano II, Roma permitiu, devido ao pedido de algumas conferências episcopais, que em alguns locais os fiéis que desejassem pudessem receber o Corpo de Nosso Senhor na mão.
Por outro lado, os documentos oficiais da Santa Igreja recomendaram que o costume de comungar na boca fosse conservado, e proíbem expressamente que os sacerdotes e demais ministros neguem o Corpo de Nosso Senhor diretamente na boca a quem deseja receber desta forma.
A instrução Memoriale Domini, publicada pela Sagrada Congregação para o Culto Divino em 1969, afirma que, se na antigüidade, em algum local foi comum a prática dos fiéis receberem o Corpo de Nosso Senhor na mão, houve nas normas litúrgicas um amadurecimento neste sentido para que se passasse a receber o Corpo de Nosso Senhor diretamente na boca.
Diz o documento:
"Com o passar do tempo, quando a verdade e a eficácia do mistério eucarístico, assim como a presença de Cristo nele, foram perscrutadas com mais profundidade, o sentido da reverência devida a este Santíssimo Sacramento e da humildade com a qual ele deve ser recebido exigiram que fosse introduzido o costume que seja o ministro mesmo que deponha sobre a língua do comungante uma parcela do pão consagrado."
Mas quais são as vantagens que há em receber o Corpo de Nosso Senhor diretamente na boca? O mesmo documento fala de duas: a maior reverência à Sua Presença Real e a maior segurança para que não se percam os fragmentos do Seu Corpo. Assim ele afirma:"Essa maneira de distribuir a santa comunhão deve ser conservada, não somente porque ela tem atrás de si uma tradição multissecular, mas sobretudo porque ela exprime a reverência dos fiéis para com a Eucaristia. Esse modo de fazê-lo não fere em nada a dignidade da pessoa daqueles que se aproximam desse sacramento tão elevado, e é apropriado à preparação requerida para receber o Corpo do Senhor da maneira mais frutuosa possível. CONTINUEM LENDO....



ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

DITREITO AUTORAL DO BLOG:

__________________________________________________________


A irreverência carismática elevada à enésima

 potência em Londrina (PR).


Se um fiel pode comungar em suas mãos, por que não poderia tomar também o ostensório? 
Diz um leitor:
Sou de Londrina e fico chocado como o Santíssimo Sacramento é profanado nos retiros da Renovação Carismática Católica, vejas as fotos que encontrei no blog de uma conhecida pregadora desta cidade chamada Adma [...]
Ela frequentemente faz pregações na Paróquia Nossa Senhora Auxiladora e também prega encontros nos finais de semana, as fotos em anexo ilustram o zelo que ela demonstra com o Santíssimo Sacramento.CONTINUE LENDO ESSE INTERESSANTE ASSUNTO.        

DIREITO AUTORAL DO BLOG:


                      __________________________________________________________


domingo, 26 de maio de 2013

JMJ 2013 - Evangélicos contribuem com Evento Católico.

Jornada Mundial da Juventude: Evangélicos contribuem com a organização do evento católico
Link do blog: http://noticias.gospelmais.com.br/evangelicos-contribuem-organizacao-jornada-mundial-juventude-54438.html
A logística da Jornada Mundial da Juventude, evento católico que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho, contará com a participação e apoio não apenas de jovens católicos, mas também evangélicos e representantes de outras religiões.
A estudante de jornalismo Thaís Mello, de 25 anos, que é evangélica, abriu sua casa para receber peregrinos que irão participar do encontro. Membro de uma Igreja Batista, Thaís afirma estar animada com a JMJ, e revelou à BBC que ela e sua família vão participar da Jornada hospedando peregrinos que virão de outras cidades em sua casa. Quando eu soube da jornada e de que iam precisar de casas para as pessoas se hospedarem, eu achei legal a ideia. Eu conversei com meus pais e eles autorizaram – conta Thaís, que receberá sete peregrinos na casa de quatro quartos.- Apesar das igrejas (diferentes), nós somos cristãos. Tem algumas diferenças, sim, só que a gente não tem que ficar focado nisso, tem que focar em Deus e seguir adiante – completou a estudante evangélica, que durante uma viagem ao Equador, em um programa de trabalho voluntário de uma igreja evangélica, foi hospedada por uma família católica.- Eu fiquei primeiro na casa de uma família protestante e depois na casa de uma família católica. Fui muito bem recebida e foi muito legal – ressaltou. Continuem Lendo.....

Simone Fátima
Achei excelente essa reportagem postada por um Irmão Evangélico. O Espírito Santo é o espírito da verdade, então ele está presente sempre que exaltar-mos nosso Senhor de coração sem preconceito ou favoritismo, exclusivismo de crédulo religioso. Nós  os católicos não somos melhores que irmãos de outras crenças. Os irmãos de outras crenças também não são melhores que nós. Devemos reconhecer o amor do Senhor por nós. Dan Martins parabéns pela reflexão cristã em seu blog.Que o Senhor esteja sempre conosco.
Sou Voluntária da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida   - Gouveia - Rio de Janeiro, estou muito contente de poder participar deste evento maravilhoso. Cada Encontro alegro-me e Rejuveneço com os Jovens. Nosso Grupo da Paróquia está unido e aguardando a chegada do Papa. Estamos nos encontrando sempre. Essa oração é muito linda, uma entrega total, aconselha a procurarmos sempre a verdade, a cada vez que oramos.

pomba paz espirito santo

Invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, 
enchei os corações dos vossos fiéis 
e acendei neles o fogo do Vosso amor. 
Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, 
e renovareis a face da terra. 
Oremos:

Ó Deus, 
que instruístes os corações dos vossos fiéis 
com a luz do Espírito Santo, 
fazei que apreciemos rectamente todas as coisas 
e gozemos sempre da sua consolação. 
Por nosso Senhor Jesus Cristo, 
na unidade do Espírito Santo. Amen.




Simone Fátima



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Por que Francisco será diferente dos outros papas

Bergoglio apresenta um estilo muito distinto de seus antecessores - e isso, para estudiosos da religião, pode influenciar sua atuação como sumo pontífice

Cecília Araújo, de Buenos Aires - Reportagem copiada da veja-abril site: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/por-que-francisco-sera-diferente-dos-outros-papas
Quando o papa Francisco saiu pela primeira vez na sacada da Basílica de São Pedro, todo vestido de branco, sem a estola vermelha sobre os ombros, e cumprimentou seus irmãos e irmãs do mundo inteiro, já deu um sinal aos que estão acostumados com uma Igreja tradicionalmente protocolar. Ações posteriores, como pagar a conta da residência onde ficou hospedado nos dias que antecederam o conclave, ou cumprimentar os fiéis que deixavam a primeira missa que celebrou, neste domingo, também deram indícios de que o novo pontífice deverá trazer ares diferentes ao Vaticano.CONTINUE LENDO....